Internet

A maioria das empresas hoje em dia dependem diretamente ou exclusivamente de conexões de Internet para acessar aplicativos em nuvem, conferências, VOIP, VPN, compartilhamento de arquivos, e-mail e muito mais. 

Ter um serviço de Internet confiável é essencial para o desempenho e a continuidade dos negócios. Se a empresa está lançando um novo produto ou serviço, ou ainda crescendo em relação ao tamanho da organização e distribuição, ela pode não estar ciente das principais diferenças entre Internet dedicada e banda larga, também conhecida como serviço de Internet compartilhado. 

Compreender cada tipo de conexão pode ser fundamental para garantir a confiabilidade e o desempenho contínuos de seus negócios, bem como o crescimento futuro. Embora as complexidades das tecnologias de acesso à Internet possam parecer confusas no início, existem algumas diferenças básicas que são fáceis de entender. 

Em última análise, a escolha depende de seus aplicativos, objetivos, orçamento, requisitos de tempo de atividade e do tamanho da empresa que está solicitando uma conexão. 

Os dois tipos de acesso à Internet

De modo geral, os fornecedores oferecem dois tipos de conexão com a Internet: acesso dedicado à Internet, também chamado de forma mais simples de link dedicado, e o acesso à Internet de banda larga. 

Os dois diferem significativamente em termos de preço, desempenho e tempo de atividade. Os serviços de link dedicado são apenas exatamente o que dizem, dedicados, ou seja, a conexão via rádio ou fibra é dedicada ao cliente; e a largura de banda downstream e upstream real entre as instalações do cliente e a Internet é totalmente garantida. 

O acesso à Internet de banda larga é a sua conexão DSL, cabo ou fibra. A banda larga é geralmente compartilhada entre os outros clientes do provedor, tornando os serviços mais baratos que o link dedicado. A infraestrutura para DSL não é compartilhada com outros internautas, mas com um circuito telefônico.

Dada a enorme diferença de preço, a banda larga pode ser muito atraente para gerentes de TI sensíveis a preços. Isso é particularmente verdadeiro devido ao fato de que a banda larga muitas vezes parece fornecer mais largura de banda do que o link dedicado. 

Normalmente o DSL oferece o dobro da velocidade de download a menos de um terço do preço da fibra dedicada, mas isso não significa que essa seja necessariamente a melhor escolha. Você vai entender melhor essa diferença a seguir.

Diferenças entre Internet dedicada e banda larga

Devido às diferenças de desempenho e previsibilidade de uma conexão de Internet dedicada versus compartilhada, surgem contrastes importantes nos serviços. Pense cuidadosamente sobre as tarefas que sua empresa executará diariamente. Para quê os funcionários usarão a Internet é crucial para tomar a decisão certa para sua empresa. 

A seguir estão as principais diferenças que você encontrará ao comparar a conectividade de Internet dedicada com a de banda larga.

Velocidades simétricas de upload e download

Um dos principais benefícios da Internet dedicada versus a Internet compartilhada é que a largura de banda é garantida. 

Downloads e uploads são sempre velocidades simétricas consistentes. Isso faz com que os aplicativos sejam executados sem problemas e elimina as chances de lentidão que podem afetar as operações de negócios inteiras. 

Uploads de arquivos grandes são um problema comum que muitas empresas enfrentam. A Internet dedicada resolve esse problema com alta velocidade de upload e baixa latência. Além disso, aplicativos como VOIP e vídeo exigem desempenho de upload consistente também para QoS. 

Os processos de negócios com prazos para serem concluídos são outro motivo pelo qual as pessoas escolhem a Internet dedicada em vez da banda larga. Tempo pode ser igual a dinheiro para certos setores, e apenas conexões dedicadas à Internet fornecem a consistência e a confiabilidade de que muitas empresas precisam.

Melhor rendimento

Quando as conexões com a Internet ficam lentas repentinamente, uma das primeiras coisas que as pessoas geralmente fazem é executar um teste de velocidade. Infelizmente, muitas vezes a velocidade da largura de banda (Mbps) não é o único fator no verdadeiro desempenho da Internet. 

A latência da rede é a velocidade (ms) em que os dados trafegam, portanto, ter uma latência mais baixa equivale claramente a um melhor desempenho. 

A perda de pacotes é outro fator (%), isso ocorre quando um ou mais pacotes de dados que trafegam por uma rede falham em alcançar seu destino. Ter um baixo nível de perda de pacotes é igual a menos conexões perdidas e tempos limite de aplicativos.

Todos esses fatores juntos determinam o desempenho da taxa de transferência e da largura de banda. Uma boa metáfora para uma conexão com a Internet seria um acesso em uma rodovia. Se a rede de backbone do ISP for a rodovia real, fica mais fácil entender por que uma grande via de acesso (boa velocidade de largura de banda) pode ser problemática se a rodovia estiver congestionada com tráfego. As conexões dedicadas à Internet tratam desses problemas com desempenho consistente para todos esses fatores.

Maior qualidade de serviço – QoS

Perda de pacotes, latência, tempo de atividade da rede e jitter afetam a velocidade de acesso à Internet, e as empresas querem uma garantia de que os aplicativos também terão um alto nível de desempenho. 

Os provedores de acesso dedicado à Internet oferecem garantias para todas essas métricas na forma de um Acordo de Nível de Serviço (SLA). Se, a qualquer momento, sua conexão de Internet dedicada não atender a esses padrões, você terá direito aos créditos do SLA. 

Isso garante que haja uma compensação monetária por não cumprir as garantias estabelecidas por um provedor, ao contrário da conectividade de banda larga, onde não há garantias de desempenho.

Solução de problemas mais rápida

Mesmo com os melhores tipos de conexão à Internet, podem ocorrer problemas e interrupções. Com conexões de Internet dedicadas versus compartilhadas, há tempos de resposta definidos para resolver problemas, normalmente chamados de tempo médio de reparo (mean time to repair – MTTR). 

Esses prazos são descritos no SLA ou contrato para permitir a resolução rápida de problemas, bem como a paz de espírito. O MTTR médio para um problema de conexão de Internet dedicada é normalmente de 4 horas ou menos, com tempos de resposta compartilhada de Internet durando de horas a dias, sem garantia de prazo. 

Esse tipo de atraso ou interrupção prolongada pode paralisar uma empresa, mesmo com a conectividade de failover adequada instalada.

Custo Mensal Mais Elevado

O custo é a única área em que as ligações à Internet em banda larga se destacam e pode ser facilmente justificado à gestão, uma vez que é um custo fixo mensal inferior ao longo do prazo do contrato. 

Mas, como diz o ditado, você obtém o que pagou e, com um custo mais baixo, vêm os níveis mais baixos de desempenho, confiabilidade e suporte. Conexões de Internet compartilhadas são uma boa solução para uma casa ou pequeno escritório, mas se tornam um problema para empresas maiores que dependem muito do desempenho da conectividade com a Internet.

Avalie seus requisitos de negócios

Compreender os prós e os contras da Internet dedicada versus compartilhada pode ajudar na sua decisão de conectividade. Considere cuidadosamente o tamanho do seu negócio e os requisitos de aplicativos, desempenho, velocidade de upload / download e tempo de atividade. 

O que aconteceria se você tivesse uma interrupção prolongada? Os funcionários ainda poderiam trabalhar? Como os aplicativos de negócios seriam afetados se o desempenho da Internet diminuísse? 

Todas essas são questões importantes a serem consideradas ao decidir sobre uma conexão de Internet dedicada ou de banda larga para oferecer suporte ao seu negócio.

Sobre a Total Links

Criada em 1993, nos princípios da Internet, a empresa foi se desenvolvendo sobre os resultados gerados que foram sendo diretamente reinvestidos na própria rede de atendimento a seus clientes. Como alternativas, a tecnologia foi trazendo opções de novas soluções como por exemplo as redes de rádio microondas. Tecnologia que naquela ocasião era muito simples e suscetível a intempéries e instabilidades.

Com o tempo a Brasilsite percebeu e se preparou para as crescentes necessidades de eficiência real, tais as demandas que a Internet trazia no seu bojo, desde a importância do correio eletrônico até ao acesso a aplicações, a evolução do Internet Banking e emissão de notas fiscais eletrônicas, até o ´mundo´ que a Internet se tornou nos dias de hoje, suas evoluções constantes e dinâmicas.

O que queremos aqui deixar é um compromisso que envolve toda a nossa empresa e a relação com nossos clientes; é o nosso PROPÓSITO de oferecer as melhores soluções, os melhores produtos e o melhor atendimento, no menor prazo possível.

Nosso PROPÓSITO há de refletir-se na melhoria do relacionamento com todos, nossa equipe com dedicação total e nossos clientes plenamente SATISFEITOS.