Cloud

A pandemia COVID-19 colocou a resiliência dos sistemas empresariais em destaque.

Em todo o mundo, CIOs e gerentes de TI se encontram na linha de frente de uma batalha para manter suas empresas funcionando em circunstâncias que poucos planejaram, causando estragos em seu planejamento de continuidade de negócios.

De fato, essa tem sido uma tarefa desafiadora para muitas empresas. Na pesquisa de Sistemas do Futuro que a Accenture conduziu antes da crise, apenas 10% das empresas realmente tinham a resiliência dos seus sistemas e implementaram as tecnologias certas para garantir uma resiliência rápida e eficaz.

A maioria das empresas, portanto, experimentou uma curva de aprendizado acentuada à medida que se esforçaram para preencher lacunas em suas medidas de resiliência.

No entanto, para CIOs e líderes de TI, a experiência oferece uma imagem atraente do que o futuro reserva – a necessidade de superar a incerteza.

O COVID-19 pressionou o botão de reinicialização em formas antigas de criar resiliência de sistemas, e as equipes de TI que fazem os ajustes corretos agora poderão garantir vantagens significativas para seus negócios.

Mitigar choques com a nuvem

À medida que as empresas procuram superar a incerteza aumentada pela pandemia, o foco da empresa mudou para sustentar as operações sob graves interrupções, flexibilizando-se para atender à demanda altamente volátil dos clientes e gerenciando as necessidades cada vez maiores de acesso remoto à rede.

Para muitas empresas, o COVID-19 não apenas introduziu novas interrupções em seus sistemas corporativos, mas também expôs fraquezas preexistentes nesses sistemas.

É imperativo que as empresas que entraram na crise com lacunas significativas aceitem a promessa da nuvem agora. Se o fizerem, podem mitigar os riscos do negócio, emergir mais fortes e estar preparados para prosperar em meio às incertezas no futuro.

Além de ajudar as empresas a enfrentar os desafios imediatos, a tecnologia promete ser um elemento fundamental de sistemas corporativos que são muito mais flexíveis e capazes de resistir a choques repentinos.

Considere a volatilidade da demanda, que tem sido uma das consequências econômicas mais desafiadoras das medidas de contenção do COVID-19

Com as lojas físicas fechadas e as pessoas trancadas em casa, negócios em setores como viagens e hospitalidade viram a demanda despencar. Por outro lado, os serviços online, incluindo comércio eletrônico, entrega de alimentos e streaming de mídia, viram um aumento sem precedentes na demanda.

A nuvem permite que as empresas atendam ao desafio de padrões de demanda voláteis de várias maneiras. Em primeiro lugar, usando a nuvem, os gerentes de TI podem reconfigurar o tráfego sem esforço para maximizar a capacidade de aplicativos críticos quando picos de volume e capacidade de computação interrompem a capacidade de atender clientes e fornecedores.

Outra opção é as organizações moverem aplicativos de baixa prioridade para a nuvem para liberar sistemas e recursos humanos valiosos.

Esta é uma abordagem que muitos varejistas de comércio eletrônico usarão ao gerenciar aumentos de demanda durante os picos de compras sazonais. Por exemplo, um grande varejista pode ser capaz de lidar com um grande aumento nas vendas da Black Friday, descarregando o tráfego do principal site de comércio eletrônico para um aplicativo de cupons baseado em nuvem.

A abordagem evita que o site falhe e melhora a experiência geral do cliente.

Para empresas que estão começando com essa abordagem, a primeira etapa é implementar as ferramentas de planejamento estratégico certas para que possam visualizar seus padrões de consumo de nuvem existentes e otimizar a utilização.

Além disso, as empresas podem aproveitar a automação para eliminar atividades manuais para configurações de computador, armazenamento e rede menos críticas.

Transformando a resiliência dos sistemas

A nuvem também pode ajudar, acelerando a inovação. Usando ambientes de sandbox nativos da nuvem, as empresas podem desenvolver produtos viáveis mínimos em apenas dois ou três dias.

A abordagem pode ser usada durante a crise por uma ampla variedade de organizações para enfrentar uma gama ainda mais ampla de desafios.

Por fim, a nuvem permite que os gerentes de TI alinhem melhor os custos à demanda, graças ao seu modelo de pagamento conforme o uso.

As empresas também podem reduzir as despesas operacionais de forma proativa, vendendo o excesso de capacidade no mercado secundário. Mais uma vez, o ponto de partida é ter uma visão completa do estado da nuvem.

A otimização e aceleração sistêmicas baseadas em nuvem é um dos seis pilares que identificamos como centrais para a resiliência efetiva dos negócios, junto com o local de trabalho digital elástico, hiper automação, desempenho e engenharia de arquitetura, continuidade de serviço e segurança cibernética.

Aproveitando esses recursos, os principais profissionais de TI estão transformando a crise do COVID-19 em uma oportunidade de vantagem. Isso permitirá que seus negócios surjam mais fortes, mais adaptáveis e exponencialmente mais rápidos.

Sobre a Total Links

Há mais de 20 anos no mercado, a Total Links é uma empresa focada em soluções de Internet, Cloud, segurança e eventos. Como uma das maiores operadoras via rádio de São Paulo e Grande São Paulo, a Total Links possui uma rede de dados 100% própria e certificada, oferecendo conectividade dedicada e de alta capacidade para empresas ao redor do Estado.

Visando a privacidade e disponibilidade dos dados de seus clientes, a Total Links também adotou a cultura de cyber segurança e cloud em seu ambiente, oferecendo soluções personalizadas de nuvem e segurança que garantem o desempenho e a continuidade de seus negócios.