Internet
Link de redundância
A importância de ter um link de redundância via rádio

A conexão hoje é um fator vital para diversas empresas e ficar sem acesso à internet pode trazer diversos prejuízos, por isso a implementação de redes redundantes é sempre indicada para evitar tais acontecimentos. Abaixo vamos explicar melhor os benefícios do link de internet redundante e como operar desta forma.

Por que implementar redundância na minha rede?

Imagine o cenário onde o seu e-commerce fica 1 hora fora do ar devido a um poste da sua operadora de internet ter caído. Para muitos, 1 hora não é nada, mas para esse tipo de negócio é muito dinheiro que pode ser perdido, clientes que não serão impactados ou pior, terão uma experiencia negativa ao tentar entrar no site da loja e não conseguir acessar.
Esse é um exemplo do que pode acontecer com qualquer um que utiliza apenas uma fonte de internet, mas com a aplicação de rede redundante esse tipo de situação não ocorre, isso porque ela tem como princípio a configuração de estruturas diferentes e, caso uma caia ou esteja congestionada a outra assume automaticamente.

Como criar essa estrutura de redundância?

O primeiro passo é escolher dois tipos de redes a serem implementadas, todas possuem seus prós e contras, como por exemplo, a estrutura via fibra possui menos perda de transmissão de dados, mas em compensação, por ser uma opção física podem ocorrer efeitos da natureza como queda de arvores que podem implicar na perca da comunicação. Já na estrutura em rádio pode ocorrer mais interferência, mas é mais segura garantindo a comunicação via ar, por isso, em uma estrutura de redundância o ideal é sempre ter um link via fibra e outro via rádio.
Após a escolha, é preciso a configuração das redes para no caso da falha de uma, a outra assumir no lugar, isso também garante melhor navegabilidade para o usuário na ponta. Uma recomendação é sempre procurar por empresas que utilizam o esquema de estrutura em anel, onde consiste em distribuir os Pontos de Presença (PoPs) em forma circular na região atendida, assim nenhum usuário ficará sem comunicação já que na queda de um PoP o outro assume.

Como funciona a internet via rádio

A transmissão de dados ocorre via ondas de radiofrequência que são propagadas pelo ar por antenas que são instaladas sempre em locais bem altos para evitar qualquer mínimo de interferência. Estas antenas devem ser colocadas apenas após estudos específicos e que identificam a melhor triangulação da região e possíveis usuários que serão atendidos.
Quer saber mais como levar essa tecnologia para o seu negócio? Converse com a gente! A Total Links possui SLA de 4 horas e 99.8% de disponibilidade além de ser a segunda maior rede de estrutura via rádio e com a melhor qualidade de entrega final. Clique aqui e fale com nossos especialistas.