Cloud

Há muitas maneiras de aumentar os custos de computação em nuvem, mas os problemas de escalabilidade estão sempre no topo dessa lista.

Parte do desafio reside no fato de que a escalabilidade é um dos benefícios mais conhecidos da nuvem. Se você precisa escalar aplicativos sob carga, expandir seu data center para a nuvem ou substituir instâncias com falha por novas hospedadas em outro lugar – a escalabilidade está presente.

O segredo não é evitá-lo, mas administrá-lo bem.

Para proteger seu orçamento, aplique estas cinco práticas recomendadas para dimensionamento em nuvem:

  1. Certifique-se de que, quando os aplicativos aumentam para atender à demanda, eles diminuem quando a demanda diminui.
  2. Implemente o balanceamento de carga para compartilhar cargas de trabalho entre recursos.
  3. Sempre considere os custos de escalonamento da nuvem em conjunto com outros custos da nuvem para determinar onde hospedar instâncias adicionais.
  4. Desenvolva fluxos de trabalho para minimizar as taxas de tráfego que ocorrem quando os componentes são dimensionados em diferentes plataformas – do data center para a nuvem ou de uma nuvem para outra.
  5. Compreenda o modelo de preços de todos os seus provedores de nuvem para evitar a adição acidental de novos itens de custo ao escalar.

Aqui está uma visão mais detalhada de cada um.

Lembre-se: o que sobe deve descer

É surpreendentemente comum para os usuários da nuvem aumentarem o número de instâncias para atender a um pico na demanda, mas não as diminuir quando não são mais necessárias.

O pessoal de operações geralmente monitora itens como tempo de resposta ou utilização para detectar a necessidade de aumento de escala. Ajuste esse processo de monitoramento para detectar também baixa utilização ou recursos excessivos e, em seguida, os reduza.

Defina um limite superior para o número de instâncias para o qual você escalará, bem como um limite inferior para o quanto você diminuirá quando os níveis de carga reduzirem.

Equilibre a carga

O balanceamento de carga desempenha um papel importante no processo de escalonamento da nuvem. Mas certifique-se de que a técnica usada acomoda o processamento com monitoração de estado, conforme necessário.

Para evitar atrasos ou erros onerosos ao escalar, integre o balanceamento de carga com estado diretamente com as fontes de transação. Se você dimensionar componentes sem estado, o balanceamento de carga será bastante fácil, mas geralmente você deve desejar ter o balanceador de carga próximo à origem das transações.

Controle os custos de outros recursos

Os principais provedores de nuvem têm dezenas de serviços da web, todos os quais podem apresentar custos extras quando você dimensiona um componente que os usa.

Determine se você precisará de outra instância de alguns desses serviços da web conforme você dimensiona ou se pode acidentalmente adicionar outra instância devido à maneira como você dimensiona.

Os serviços de banco de dados são uma subclasse desses serviços da web e têm um custo extra. Sem servidor é outro tipo de serviço que pode gerar custos adicionais sem um gerenciamento adequado.

É importante limitar o número de funções sem servidor para evitar uma carga excessiva quando muito trabalho é apresentado ao mesmo tempo. Veja que tipo de ferramentas ou recursos seu provedor oferece para aplicar esses limites de escala de nuvem .

Minimize as travessias de fronteira

Ao dimensionar um aplicativo em várias plataformas de nuvem, ou na nuvem e em um data center local, você pode incorrer em custos adicionais de tráfego de rede. Mesmo se você escalar dentro da mesma nuvem, é possível que uma maior distância entre um banco de dados e o componente sendo escalado afete o desempenho.

Conheça o seu provedor

Para reduzir os custos potenciais associados ao dimensionamento da nuvem, examine o modelo de preços de seus provedores. Saiba como a escala pode influenciar cada um dos itens cobráveis ​​que você usa.

A maioria dos estouros de custo relacionados ao dimensionamento na nuvem pode ser atribuída à negligência de como o dimensionamento afeta um ou mais desses itens de custo.

Sobre a Total Links

Há mais de 20 anos no mercado, a Total Links é uma empresa focada em soluções de Internet, Cloud, segurança e eventos. Como uma das maiores operadoras via rádio de São Paulo e Grande São Paulo, a Total Links possui uma rede de dados 100% própria e certificada, oferecendo conectividade dedicada e de alta capacidade para empresas ao redor do Estado. Visando a privacidade e disponibilidade dos dados de seus clientes, a Total Links também adotou a cultura de cyber segurança e cloud em seu ambiente, oferecendo soluções personalizadas de nuvem e segurança que garantem o desempenho e a continuidade de seus negócios.