Segurança
8 benefícios de um centro de operações de segurança

Um centro de operações de segurança, ou SOC, é uma das primeiras linhas de defesa contra ataques e violações.

Os funcionários da Infosec que trabalham neste centro de comando criam, implementam e revisam um programa de segurança cibernética empresarial, bem como implantar, gerenciar e atualizar as tecnologias e ferramentas de segurança essenciais para evitar a perda de dados.

O Relatório de investigações de violação de dados da Verizon de 2020 classificou quase 4.000 violações em 2019, o dobro do número de 2018. E, embora a segurança baseada em risco tenha constatado que o número de incidentes no primeiro semestre de 2020 caiu, o número de registros expostos foi mais de quatro vezes maior do que o relatado anteriormente no mesmo período.

Esteja o SOC localizado internamente, na nuvem ou virtualmente, ou com uma equipe interna, terceirizada ou uma combinação de ambos, pode significar a diferença entre prevenir uma violação e uma empresa fechar suas portas.

Aqui estão os oito principais benefícios de um centro de operações de segurança.

1.  Proteção contínua

Os centros de operações de segurança funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano. Esse monitoramento ininterrupto é fundamental para detectar os primeiros sinais de atividade anômala. Os ataques não ocorrem apenas de segunda a sexta-feira, das 9 às 5.

Os membros da equipe SOC – sejam internos, contratados ou virtuais – monitoram possíveis vulnerabilidades 24 horas por dia para detectar ameaças a qualquer hora.

2.  Resposta rápida e eficaz

Como os membros da equipe SOC monitoram continuamente as ameaças, eles diminuem o tempo decorrido entre o momento em que o comprometimento ocorreu pela primeira vez e o tempo médio para a detecção.

Caso seja detectada atividade anômala, os analistas do SOC investigam e verificam se o evento é realmente um ataque antes de trabalhar para contê-lo. A equipe SOC então começa a responder a incidentes para determinar a gravidade das ameaças, erradicá-las e remediar quaisquer efeitos nocivos.

3.  Custos reduzidos de violações e operações

Ao minimizar a quantidade de tempo que um ciberataque se esconde na rede de uma empresa, a equipe SOC pode reduzir o efeito de uma violação e, portanto, os custos potenciais que a violação pode incorrer por meio de perda de dados, ações judiciais ou danos à reputação da empresa. Quanto mais tempo um invasor permanece em um sistema, mais danos potenciais podem ser causados ​​à empresa.

Além disso, as equipes SOC trabalham diligentemente para minimizar o tempo de inatividade e a interrupção dos negócios durante um ataque para evitar perdas monetárias.

Em termos de operações, ter uma equipe SOC centralizada pode reduzir o Capex e o Opex. Os especialistas em segurança que trabalham em uma equipe simplificada também evitam que vários grupos ou departamentos dupliquem esforços trabalhando nos mesmos incidentes de segurança cibernética.

O próprio SOC também pode ser uma fonte de economia de custos. A terceirização de tarefas para provedores de serviços de segurança gerenciados, provedores de serviços em nuvem ou SOCs virtuais pode descarregar algumas ou todas as responsabilidades de segurança para eliminar a necessidade de uma instalação e equipe de SOC dedicados.

4.  Prevenção de ameaças

Os SOCs são mais do que apenas detectar incidentes. A análise e a busca de ameaças conduzidas pelas equipes SOC ajudam a prevenir a ocorrência de ataques.

Os SOCs fornecem maior visibilidade e controle sobre os sistemas de segurança, permitindo que a organização fique à frente de possíveis invasores e problemas.

5.  Experiência em segurança

Um centro de operações de segurança geralmente consiste em um gerente SOC, respondente de incidentes e analista (s) de segurança, bem como outras posições especializadas, como engenheiros de segurança, caçadores de ameaças, investigadores forenses e auditores de conformidade.

Cada um desses funcionários possui um conjunto diversificado de habilidades que, quando combinadas com as de outros funcionários do SOC, são fundamentais para detectar, corrigir, analisar e aprender com as ameaças.

Os membros da equipe também têm amplo conhecimento de tecnologias testadas e comprovadas para detecção e prevenção de ameaças, como SIEM, análise comportamental de ameaças, IA e aprendizado de máquina e corretores de segurança de acesso à nuvem, bem como as técnicas de detecção de ameaças mais avançadas.

6.  Comunicação e colaboração

Uma equipe SOC é bem treinada em comunicação e colaboração – não apenas dentro da própria equipe, mas também com a organização como um todo.

Os membros da equipe SOC educam funcionários, prestadores de serviço terceirizados, clientes e muito mais sobre ameaças potenciais por meio de programas de treinamento de conscientização de segurança.

Os membros da equipe do centro de operações de segurança também compartilham percepções de segurança com executivos e gerentes de nível C, líderes de negócios e chefes de departamento para ajudar os líderes da empresa a calcular os riscos potenciais para avaliar se os riscos devem ser aceitos ou se uma nova política ou controle deve ser adotado para mitigá-los.

7.  Conformidade

Os principais recursos de monitoramento do SOC são essenciais para a conformidade corporativa, especialmente de acordo com os regulamentos que exigem funções e mecanismos específicos de monitoramento de segurança, como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

8.  Melhor reputação comercial

Ter um SOC é um indicador para funcionários, clientes, clientes e partes interessadas terceirizadas de que a empresa leva a segurança e privacidade de dados a sério.

Isso ajuda a empresa, os funcionários e os clientes a se sentirem mais confortáveis ​​para compartilhar dados. E quanto mais a empresa leva a sério a segurança e a privacidade de seus dados, maior a confiança de seus constituintes.

A reputação de negócios aprimorada de um SOC bem executado pode aumentar potencialmente as recomendações de clientes atuais e potenciais.

Sobre a Total Links

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