Total Links

Assim como o 4G inaugurou a “era dos aplicativos”, a quinta geração de internet, ou 5G, promete dar início a uma nova fase de evolução dos serviços móveis, com impacto em diversos setores e indústrias.

Diferentemente das gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco dessa tecnologia não está apenas no aumento das taxas de transmissão de dados, mas nas possibilidades que ela oferece.

O sinal 5G permite a conexão de diversos dispositivos à internet, de celulares a sensores, carros e semáforos inteligentes: vídeos de alta resolução demandam largura de banda extremamente alta, enquanto aplicações como veículos autônomos e cirurgias assistidas demandam latência extremamente baixa.

Segundo a Anatel, entre os avanços esperados do 5G estão:

  • Aumento das taxas de transmissão de dados, com maior velocidade para enviar e baixar arquivos
  • Baixa latência, com redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicação
  • Maior densidade de conexões, com aumento da quantidade de dispositivos conectados simultaneamente em determinada área
  • Maior conectividade, com incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético
  • Maior eficiência energética dos equipamentos, com redução do consumo de energia e consequente aumento da sustentabilidade na indústria de TI

Flexível e adaptável, o 5G reduz o tempo de resposta, permite conexões mais estáveis entre diversos dispositivos e pode ampliar a capilaridade de acesso, com aplicações como Internet das Coisas (IoT) em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola.

Para que esse novo horizonte ocorra, no entanto, será necessário volume considerável de investimento em infraestrutura e antenas repetidoras.

A nova era da internet está apenas começando, e a Total Links está preparada para trazer o futuro até o presente.