Cloud

Hoje, não existem duas opiniões sobre a nuvem. É unânime para as empresas em quase todos os setores, especialmente nos tempos atuais, quanto a necessidade de ser resiliente, flexível e produtivo.

No passado, redução de custos e agilidade eram as principais considerações para a adoção da nuvem. Hoje, os gestores querem a vantagem da nuvem para impulsionar a inovação em escala, capacidade de resposta do mercado e resiliência.

Com a computação em nuvem, as empresas podem armazenar, consumir e processar dados em velocidade e escala, derivando percepções e criando novos valores aos negócios.

A importância dos dados e da nuvem nas empresas hoje

A empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores Statista relata que a previsão é que a quantidade total de dados criados, capturados, copiados e consumidos em todo o mundo aumente rapidamente, atingindo 59 zetabytes em 2021.

Há uma tendência de aumento desses dados contribuindo para a economia digital. As estimativas da UNCTAD.org, (parte do Secretariado das Nações Unidas que lida com questões de comércio, investimento e desenvolvimento), da economia digital variam de 4,5% a 15,5% do PIB mundial, dependendo da definição.

Os Estados Unidos e a China, juntos, respondem por 40% do valor agregado total no setor de tecnologia da informação e comunicação em todo o mundo. Essa alta geração e consumo de dados criaram uma grande oportunidade para as empresas.

Outra tendência que impulsiona o uso da nuvem é a crescente adoção de tecnologias novas e emergentes, como IA, aprendizado de máquina e IoT.

O crescente desenvolvimento de novos produtos e conceitos, como carros autônomos e cidades inteligentes, está criando uma demanda por uma grande quantidade de armazenamento e poder computacional quase em tempo real que somente a nuvem pode fornecer.

Os data centers distribuídos se mostram ineficientes ao acessar, analisar ou gerenciar dados, incentivando as empresas a optar por data centers menores para chegar a uma forma mais segura de gerenciar e transmitir dados.

A computação de ponta está fazendo sua incursão em roteiros de tecnologia à medida que os fornecedores trazem com sucesso os recursos de processamento e armazenamento para mais perto da fonte de dados.

Em uma organização típica, cada unidade de negócios extrai dados e cria modelos para seu uso específico

Isso cria ilhas de insights de dados úteis que não são visíveis para o resto da organização e geralmente resultam em ativos idênticos.

Para quebrar esses silos de dados, as empresas devem considerar o uso de uma plataforma de dados baseada em uma arquitetura nativa da nuvem que lhes permitirá se conectar por meio de todas as camadas de arquitetura em uma empresa.

A ideia principal é garantir que os dados possam ser acessados com facilidade por todas as partes interessadas no ecossistema de negócios para promover a colaboração e a monetização de dados.

Uma plataforma de dados baseada em arquitetura nativa da nuvem pode fornecer dados como um serviço, permitindo que funcionários e parceiros de negócios, incluindo agências externas, usem e contribuam com os dados.

Microsserviços, DevOps e APIs, por exemplo, podem fornecer a estrutura necessária para permitir que as organizações estabeleçam uma conexão entre infraestrutura, dados e aplicativos.

Cada organização gera progressivamente mais dados à medida que cresce em seus negócios, aumentando a necessidade de expansão. Os dados tornam-se um recurso sem fronteiras, cujo consumo geralmente é orientado por um propósito.

A ênfase em recursos de autoatendimento, segurança e precisão aumentam a demanda por soluções em nuvem que usam análise de dados e IA.

Responsabilidades de uma organização que adota a nuvem

Garantir a segurança de seus negócios

Cada fornecedor de nuvem oferece soluções e serviços que necessariamente cumprem com os mandatos de privacidade e segurança de dados definidos pelo governo, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No entanto, as empresas devem reconhecer que a segurança de seus negócios depende principalmente da responsabilidade que assumem em garantir que suas soluções em nuvem estejam alinhadas com as estratégias de segurança de nível empresarial e com todas as leis internacionais relevantes sobre privacidade e uso de dados.

Somente a organização pode identificar e definir o que constitui informações confidenciais em seus negócios, ou qual deve ser a política de migração de dados para a nuvem ou a abordagem de gerenciamento de seu ambiente de várias nuvens para garantir a integridade dos dados.

As empresas devem cuidar de seus funcionários para garantir que eles tenham as habilidades necessárias para trabalhar com as soluções em nuvem e estejam devidamente cientes da segurança.

A primeira etapa que as empresas podem dar para construir um plano de segurança de dados é obter uma avaliação da maturidade da governança de dados, permitindo-lhes chegar ao melhor plano possível considerando os ativos e processos de dados que possuem na nuvem e no local.

Gerenciar dados com eficiência

Mudar para a nuvem pode agregar escala, eficiência e economia de custos, mas apenas quando as empresas criarem as políticas necessárias em torno do gerenciamento de acesso, armazenamento de dados, backup e recuperação de dados.

Elas devem traçar estratégias para equilibrar o acesso fácil com as necessidades de segurança. Além disso, elas precisam se planejar para cada tipo de dados – em trânsito, na nuvem, no local, estruturados e não estruturados.

Otimizar o armazenamento de dados para reduzir custos e melhorar a segurança

Dados massivos podem levar a enormes custos de armazenamento. O quão bem as organizações otimizam seu armazenamento de dados usando a nuvem pode não apenas contribuir significativamente para reduzir o custo de armazenamento, mas também pode maximizar a segurança e acessibilidade.

A nuvem adiciona flexibilidade e escala. As empresas devem buscar recursos como sincronização automática, ferramentas de visualização e edição para a nuvem, recursos de colaboração, recursos de segurança e criptografia e preços flexíveis com base no armazenamento usado ao escolher uma solução de armazenamento em nuvem.

Por último, mas não menos importante, eles também devem considerar o tipo de suporte técnico que o provedor de armazenamento em nuvem promete.

As responsabilidades de uma organização não se limitam às três áreas acima mencionadas, elas também precisam pensar sobre governança de dados e gerenciamento de riscos.

Explorar recursos cognitivos para encontrar novas oportunidades em dados ou experimentar novas tecnologias que uma plataforma de dados nativa da nuvem pode suportar são outras áreas a serem observadas.

Com serviços em nuvem de vários fornecedores, as empresas precisam gerenciar uma ampla gama de serviços, incluindo recursos de otimização, para garantir que atendam aos requisitos técnicos e fiduciários da carga de trabalho corporativa.

As empresas precisam gerenciar estruturas de dados complexas em um ecossistema de nuvem híbrida sem comprometer a segurança e a conformidade. Elas também precisam garantir que estão cumprindo os acordos de nível de serviço.

A parceria com um provedor de serviços gerenciados que pode garantir o bom funcionamento dos aplicativos de TI e das operações corporativas, ao mesmo tempo em que otimiza a nuvem não só torna isso mais fácil, mas mais importante, deixa as empresas com largura de banda para se concentrar na inovação e no crescimento, em vez de gerenciar as porcas e parafusos de uma plataforma em nuvem.

Sobre a Total Links

Há mais de 20 anos no mercado, a Total Links é uma empresa focada em soluções de Internet, Cloud, segurança e eventos. Como uma das maiores operadoras via rádio de São Paulo e Grande São Paulo, a Total Links possui uma rede de dados 100% própria e certificada, oferecendo conectividade dedicada e de alta capacidade para empresas ao redor do Estado.

Visando a privacidade e disponibilidade dos dados de seus clientes, a Total Links também adotou a cultura de cyber segurança e cloud em seu ambiente, oferecendo soluções personalizadas de nuvem e segurança que garantem o desempenho e a continuidade de seus negócios.