Ataques cibernéticos de grandes proporções atingiram um recorde no ano passado, segundo Relatório sobre o Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança de 2023.
A pesquisa global, com 570 profissionais de tecnologia de diversos continentes e setores, de manufatura a logística, passando por saúde, petroquímica e energia, aponta que a Tecnologia Operacional (OT) continua sendo alvo de ciber criminosos: três quartos das companhias (75%) relataram pelo menos uma invasão em 2022.
A análise do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da empresa de cibersegurança Fortinet, indica que mais de um terço dos entrevistados foram vítimas de ataque ransomware no ano passado. O software que bloqueia o computador para exigir resgate ou ameaçar de vazamento de dados é uma das principais preocupações dos profissionais de TI ao redor do mundo.
O Brasil ocupa o segundo lugar da América Latina e Caribe em tentativas de ciberataque, com 103 bilhões de ameaças, depois do México, com 187 bilhões.
O relatório mostra ainda que o volume, a variedade e a escala dos crimes virtuais devem manter os times de segurança e TI em alerta máximo em 2023.
E descreve boas práticas para as organizações fortalecerem sua postura de segurança, com o desenvolvimento de estratégias de plataforma, em parceria com fornecedores confiáveis, com amplo portfólio de soluções.
A Total Links oferece estudo e gerenciamento de rede, controle de acessos e navegação, e é parceira na solução Firewall da Fortinet, marca com reconhecimento mundial em cibersegurança.
Esteja preparado para se proteger de ataques com nosso amplo portfólio de soluções tecnológicas. Fale com nossos consultores.