No seu núcleo, a internet usa um sistema de identificação única para que os dispositivos conectados em rede possam se comunicar.
Significa que todo aparelho conectado à rede, seja computador, tablet ou dispositivo móvel possui um endereço.
O Protocolo da Internet, ou Internet Protocol, conhecido como endereço IP, é um conjunto de regras para rotear dados e garantir que eles cheguem ao destino certo.
Quem controla os IPs?
O endereço IP é de responsabilidade da Autoridade para Atribuição de Números da Internet, ou Internet Assigned Numbers Authority (IANA).
A padronização é essencial para garantir que equipamentos ou software de diferentes fornecedores se comuniquem através da rede mundial.
Existem duas versões atualmente, IPv4 e IPv6, ambas usadas para identificar dispositivos conectados à rede.
O que é IPv4?
O Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) é a primeira e mais conhecida versão, criada na década de 1980.
Composto por quatro conjuntos de números, de 0 a 255, separados por pontos, o endereço de 32 bits fornece cerca de 4,3 bilhões de endereços únicos.
Com o crescimento da internet, em meados de 2005 havia mais dispositivos conectados do que endereços IP disponíveis.
O IPv6 foi uma das soluções para contornar a situação.
IPv6: o futuro da internet?
O Protocolo de Internet versão 6, ou IPv6, surgiu nos anos 1990 e usa endereços de 128 bits, o que permite teoricamente 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, cerca de 340 undecilhão (3,4 x 1038) de endereços.
São 1.028 vezes mais endereços únicos para conectar computadores, smartphones e dispositivos do que a IPv4.
O IPv6 vem com o grupo de protocolos de segurança IP Security (IPSec), que facilita a implantação de serviços como Voice over Internet Protocol (VoIP).
IPv4 x IPv6
A nova versão do protocolo de internet, o IPv6, oferece 1.028 vezes mais endereços únicos para conectar computadores, smartphones e dispositivos à internet. Conheça as principais diferenças entre os dois sistemas.
Apesar de ambas as versões possuírem o objetivo comum de permitir a comunicação entre computadores e dispositivos através da rede, elas se diferem em aspectos importantes.
O IPv4 usa padrão numérico (0 a 9), e o IPv6 usa padrão alfanumérico, com números e letras (do A ao F), e é composto por oito grupos de quatro dígitos separados pelo sinal de dois pontos (:).
Os equipamentos mais recentes possuem compatibilidade com a nova versão, porém o IPv4 segue sendo o padrão mais usado.
Como os dispositivos operam com ambos os protocolos, é esperado que coexistam por mais tempo.
Com três décadas de atuação na vanguarda da tecnologia, a Total Links oferece as mais inovadoras soluções e conexões inteligentes para o seu negócio.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.